top of page
Aplaudir Audiência
um618 square logo sangria 90x90.jpg

Blog da Helett

era tanta coisa que até virou outra

O Blog da Helett Consultoria se transformou em um portal de curadoria de conteúdo voltado para trabalho, carreira, emprego e gestão de empresas.

Logo abaixo estão alguns conteúdos que mantivemos à sua disposição aqui, para acessar tudo o que temos de informação visite: www.um618.com.br.


Os colaboradores têm uma expectativa alta com relação ao plano de carreira, mas algumas coisas devem ser evitadas.


O que é um plano de carreira?

O jeito mais fácil de entender o plano de carreira é visualizá-lo como um gráfico x/y, onde x é o tempo de empresa do colaborador (ou o tempo de permanência dele no cargo) e y é o resultado que esse colaborador entrega ou as competências que ele tem.


O que evitar?

A primeira coisa a ser levada em consideração é a velocidade de crescimento de sua empresa. Empresas mais maduras ou que estão em mercados muito consolidados tendem a crescer mais lentamente. Nesse caso, é muito perigoso criar uma estrutura de carreira que aumente a folha de pagamento mais rapidamente do que o aumento dos resultados da empresa. O aumento dos salários deve ser equilibrado com relação ao aumento dos ganhos da empresa.


Outro elemento que gera problemas é a empresa não ter a percepção correta de quais são as competências que efetivamente trazem resultados. Quando isso acontece, os colaboradores são promovidos por motivos que não têm relação direta com o aumento do faturamento ou dos lucros. Isso gera insatisfação e desconfiança por parte dos colaboradores.


Finalmente, não dá pra criar um plano de carreira sem uma avaliação de desempenho bem elaborada, pois as métricas utilizadas para o avanço de carreira serão falsas. Vamos falar sobre isso em um próximo post.



bottom of page