Os colaboradores têm uma expectativa alta com relação ao plano de carreira, mas algumas coisas devem ser evitadas.
O que é um plano de carreira?
O jeito mais fácil de entender o plano de carreira é visualizá-lo como um gráfico x/y, onde x é o tempo de empresa do colaborador (ou o tempo de permanência dele no cargo) e y é o resultado que esse colaborador entrega ou as competências que ele tem.
O que evitar?
A primeira coisa a ser levada em consideração é a velocidade de crescimento de sua empresa. Empresas mais maduras ou que estão em mercados muito consolidados tendem a crescer mais lentamente. Nesse caso, é muito perigoso criar uma estrutura de carreira que aumente a folha de pagamento mais rapidamente do que o aumento dos resultados da empresa. O aumento dos salários deve ser equilibrado com relação ao aumento dos ganhos da empresa.
Outro elemento que gera problemas é a empresa não ter a percepção correta de quais são as competências que efetivamente trazem resultados. Quando isso acontece, os colaboradores são promovidos por motivos que não têm relação direta com o aumento do faturamento ou dos lucros. Isso gera insatisfação e desconfiança por parte dos colaboradores.
Finalmente, não dá pra criar um plano de carreira sem uma avaliação de desempenho bem elaborada, pois as métricas utilizadas para o avanço de carreira serão falsas. Vamos falar sobre isso em um próximo post.
Comments